terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Encontro para Animadores da Comunidade,



Em Santiago de Cacém, a 21 de Janeiro

No próximo dia 21 de Janeiro, das 10h00 às 17h00, no Salão Paroquial de Santiago de Cacém, vai acontecer um Encontro de Animadores da Comunidade, aberto a toda a Diocese de Beja, e a todos aqueles que são chamados a animar um grupo ou uma comunidade.
É um encontro dinamizado pelo Secretariado Diocesano das Missões e contará com a presença do P. Carlos César Mendes, CM, e de D. António Vitalino. Em muitas terras da nossa Diocese, há mais tempo ou recentemente aconteceram Missões Populares. Desse momento extraordinário, nasceram as Assembleias Familiares, com animadores e participantes, e que ao longo dos anos foram dinamizando estes grupos de partilha, de reflexão e oração.
Para estes animadores e para todos os outros que, nas suas comunidades têm o serviço de animar e orientar os grupos e assembleias, queremos proporcionar este momento de estudo e experiência para que possam, cada vez melhor, desempenhar bem este ministério.
Após o acolhimento e breve oração, será apresentado o tema “Ser Animador: um serviço para a comunidade”. Todos temos ou fazemos ideia do que é animar. Mas, por vezes, falta-nos a ‘alma’, e esquecemo-nos da missão de moderador, de motor e de comunicador. Estas e outras reflexões ajudar-nos-ão a animar e a servir melhor.
Após o almoço, que é partilhado, haverá trabalho de grupos, que culminará com um plenário e partilha. Pelas 16h00, o Bispo Diocesano, presidirá à Eucaristia, com a qual se encerra este primeiro encontro de Animadores.
O Secretariado Diocesano das Missões e o serviço da Missão Popular Vicentina, com este instrumento de trabalho, pretendem revitalizar as Comunidades da Missão, formar Animadores de Assembleias nos lugares onde o sacerdote não pode estar presente, animar todos aqueles que se sentem missionários e que querem viver este desafio nas comunidades em que estão inseridos.
Agradecemos a sua presença. Animador, com ‘anima’, vive e faz viver! Convide alguém que, mais tarde ou mais cedo, pode exercer este serviço, pois tem disponibilidade e tem características para ser um bom animador. Não desperdice ou ignore esta oportunidade! Vai valer a pena participar! Contamos consigo!
P. Agostinho Sousa, CM



PROGRAMA
10h00 – Acolhimento
10h15 – Oração de louvor
10h30 – Saudação e Apresentação dos participantes
- Palavra do Senhor Bispo
10h45 – Tema: O Animador de Comunidade (P. Carlos César)
11h30 – Intervalo
11h45 – Diálogo e Testemunhos
12h30 – Almoço partilhado
14h00 – Experiência de animação de comunidade
15h00 – Partilha/plenário
15h30 – Preparação da Eucaristia
16h00 – Eucaristia Vespertina
17h00 – Envio

Sem comentários:

Enviar um comentário