sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ANO NOVO, ANO DE BÊNÇÃO E DE PAZ, SOB O OLHAR DE MARIA, MÃE DE DEUS


No início deste novo ano de 2012, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas:

- Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, MÃE DE DEUS: somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com o seu "sim" ao projecto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador.
- Celebra-se também, o DIA MUNDIAL DA PAZ: em 1968, o Papa Paulo VI propôs que, neste dia, se rezasse pela paz no mundo. Hoje é o 45º DIA MUNDIAL DA PAZ, dedicado ao tema: "Educar os jovens para a justiça e para a paz".
- Celebra-se ainda o primeiro dia do ano civil: é o início de uma caminhada percorrida de mãos dadas com esse Deus que nos ama e que todos os dias nos oferece a sua bênção e a vida em plenitude.


Assumindo a fórmula de Bênção usada no Templo de Jerusalém para abençoar a comunidade, no final das celebrações litúrgicas, antes de o Povo regressar a suas casas, façamos nossa esta oração:

"O Senhor nos abençoe e nos guarde!
O Senhor faça brilhar sobre nós a Sua face e se compadeça de nós!
O Senhor volte para nós o Seu rosto e nos dê a Paz".

A Bênção de Deus é sempre uma garantia da Sua presença e uma fonte de paz!



45º DIA MUNDIAL DA PAZ: "Educar os jovens para a justiça e para a paz".
Durante as festas de Natal, ouvimos com frequência a palavra "Paz". Maria é apresentada como Aquela que gerou o "Príncipe da Paz". A Igreja lembra-nos desde o primeiro dia do ano, que a paz anunciada pelos anjos em Belém, é possível... PAZ no coração, na família, na vizinhança, na comunidade, no trabalho...

O Papa, na sua mensagem, aborda uma questão urgente:
"Escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser plenamente manifestados e realizados os direitos e liberdades fundamentais do ser humano". (Bento XVI)

Mais um ano... que começa...
* Que o novo ano seja para todos, m ano cheio de Paz e Prosperidade, com todas as bênçãos de Deus!...
* Que, como os Pastores e os Magos, sejamos missionários intrépidos e destemidos d’ Aquele que acampou no meio de nós e é Luz, Verdade, Caminho e Vida para toda a humanidade!

Feliz Ano!

P. Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário