terça-feira, 28 de agosto de 2012

Igreja aposta na sensibilização missionária


O director nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) considera que a Igreja em Portugal está atenta às “mudanças radicais” na sociedade e na cultura e quer reforçar a sua presença e acção missionária.
“Gostaria que cada vez mais nos puséssemos em estado permanente de Missão, dando testemunho de que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana segundo o Evangelho e, em nome do Evangelho, contribuir para fazer nova toda a sociedade”, escreve o padre António Lopes, religioso verbita, no Semanário Agência ECCLESIA.

Curso de Missiologia
O texto apresenta o curso de missiologia, que as OMP e os Institutos Missionários 'ad Gentes' promovem entre 27 e 1 de Setembro, no Seminário da Consolata, em Fátima.
“Este curso destina-se aos membros dos institutos missionários religiosos, aos sacerdotes diocesanos, aos missionários em férias, aos seminaristas e estudantes de teologia, aos candidatos e candidatas ao laicado missionário e aos voluntários da Missão”, destaca o padre António Lopes.

Exposição Missionária
Este responsável frisa também que continua patente na cripta da igreja da Santíssima Trindade, do Santuário de Fátima, a exposição missionária ‘Alarga o espaço da tua tenda’, onde se pode encontrar “a atualidade da missão em Portugal e no mundo”.

Jornadas Missionárias
Ainda neste contexto, realizam-se de 14 a 16 de Setembro as Jornadas Missionárias em Fátima, com o tema ‘Vaticano II 50 anos. Missão, Memória e Profecia’, promovidas pelas OMP.
O sacerdote convida a “redescobrir a beleza e a força transformadora do Evangelho para reencontrar assim a alegria de viver a experiência cristã de maneira mais consciente e activa”.

Voluntariado Missionário
Num olhar sobre a realidade portuguesa, o director das OMP destaca o aumento de 40% no número de voluntários missionários, falando desta realidade como “uma escola de olhos abertos que gera uma cultura da sensibilidade e a consciência moral que desperta a bondade que existe em cada um”.
“O voluntário é aquele que acredita que com a sua acção um outro mundo é possível e necessário”, prossegue.
Lisboa, 27 Ago 2012 (Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário