sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Jovens levam Cristo «ao coração do Alentejo»


Missão de uma semana é promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Beja

Beja, 17 ago 2012 (Ecclesia) – Cerca de uma dezena de jovens da região de Beja estão a participar numa semana de missão e evangelização em quatro paróquias alentejanas, promovida pelo setor diocesano de pastoral juvenil.
Em declarações prestadas hoje à Agência ECCLESIA, a irmã Natália Costa adianta que o projeto envolve leigos missionários “dos 17 aos 30 anos” e abrange as localidades de Vila Nova de São Bento, Vila Verde de Ficalho e A-do-Pinto, no Concelho de Serpa, e Sobral da Adiça, no Concelho de Moura.
Animados pelo lema “Do Coração de Jesus ao Coração do Alentejo”, os mais novos procuram “reavivar a fé das pessoas e conquistar aquelas que não vêm à Igreja”, sublinha a coordenadora da iniciativa.
Até à próxima segunda-feira, o dia a dia dos jovens é preenchido com períodos de oração, formação e sobretudo “evangelização de rua e porta a porta”.
Nesse contacto, os missionários desafiam também as pessoas das quatro paróquias a participarem numa atividade comunitária que é promovida todas as noites, na igreja de Vila Nova de São Bento.
Hoje, quem quiser poderá acompanhar uma tertúlia intitulada “Chamados a amar”, em que será abordada a temática das “vocações religiosas e sacerdotais”, revela a irmã Natália Costa.
O pequeno grupo, apoiado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, tem tido também uma presença ativa na vida social e religiosa das comunidades, com destaque para as procissões que ao longo da semana têm percorrido as diversas localidades.
Segundo a responsável pela missão, a experiência “tem sido muito interessante” e deverá contribuir para o reforço da fé dos jovens, “para que se empenhem mais nas suas paróquias e façam ali um trabalho semelhante”.
“Durante a evangelização de rua, os jovens aprendem que a missão nem sempre é fácil, porque umas pessoas acolhem-nos muito bem, outras dizem que não acreditam e fecham a porta. Isto acaba por dar aos jovens uma força que eles não sabiam que tinham”, sustenta.
A comunidade de A-do-Pinto, com pouco mais de 300 habitantes, tem merecido a atenção especial dos leigos missionários, que procuram responder a situações de maior isolamento social.
“Nas localidades mais pequenas, o trabalho acaba por ser mais desafiante, mas ao mesmo tempo as atividades acabam por chamar mais a atenção das pessoas”, realça a irmã Natália Costa.

JCP
Fonte - Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário