terça-feira, 21 de agosto de 2012

As Férias Comunitárias







As Férias Comunitárias são uma actividade de Verão do grupo de jovens da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul, em Lisboa, que teve o seu início em 1979. Desde há cerca de 20 anos, esta actividade tem vindo a desenvolver-se quase exclusivamente nas aldeias do concelho de Mértola e também na própria vila de Mértola.
Qual é o objectivo das Férias Comunitárias? No essencial, resume-se a viver uma semana ao estilo simples e desprendido de Jesus Cristo e das primeiras comunidades cristãs, como tão bem está descrito, no capítulo 2 dos Actos dos Apóstolos, versículos 42 a 47.

Mas a vivência em comunidade e em partilha alerta-nos para outro aspecto fulcral dos ensinamentos de Cristo: o serviço e a disponibilidade para os irmãos. E esta é a outra vertente essencial das Férias Comunitárias: colocarmo-nos à disposição do outro que está ao nosso lado. E o serviço e a disponibilidade para o outro podem encontrar-se em coisas tão variadas como seja uma simples conversa com alguém, ou ajudar na preparação de uma festa na comunidade que nos acolhe. Utilizando uma frase bem conhecida das pessoas que participam nesta actividade: “As Férias Comunitárias são para estar com as pessoas”.

Continuar a ler -Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário