O bispo de Beja convocou os padres da diocese para um encontro a 24 e 25 de Setembro que vai reflectir sobre o primeiro sínodo diocesano, a constituir no dia 29 do mesmo mês.
D. António Vitalino lembrou ao clero a necessidade de indicar os delegados dos seis arciprestados à Assembleia sinodal, refere uma nota publicada no site da diocese, que vai ter nova imagem, a revelar aos participantes na reunião.
A “nova evangelização”, a estratégia da diocese para 2012-13 e a informatização da Igreja serão outros temas em análise.
Missionários: uns chegam e outros partem
O prelado anuncia que a diocese alentejana vai receber no início de Setembro um sacerdote colombiano, o padre Carlos Hernan Sepúlveda Escobar, dos Missionários Xaverianos, que prestará uma “ajuda temporária”.
Por seu lado o padre Erbério Salença regressa no fim de Setembro à diocese moçambicana de Quelimane, de onde é natural, com “muita pena e gratidão” por parte do bispo de Beja.
Referindo-se às nomeações de padres para serviços e paróquias a partir de 2012-13, D. António Vitalino explica que não foram anunciadas todas “em tempo oportuno, como nos anos transactos”, por causa de “várias complicações”.
“Peço desculpa e compreensão aos membros do clero e comunidades implicadas”, escreve o prelado, adiantando que “ainda há alguns assuntos a esclarecer e resolver”.
Além da informação sobre a colocação de alguns sacerdotes e a indicação da demissão dos membros da Comissão da Pastoral da Família, o bispo de Beja adianta que vai ser “comunicada em breve” a agenda do Dia Diocesano, a 29 de Setembro, ocasião em que será constituído o Sínodo.
Melhorar a vida e a missão dos cristãos e das instituições
Em nota publicada no início de Julho, D. António Vitalino frisou que o sínodo pretende provocar a “dinamização dos cristãos, nas paróquias, nos serviços e nos movimentos eclesiais”, aproveitando as “energias” suscitadas pela fé.
O documento pedia aos fiéis para serem “cidadãos intervenientes na sociedade actual, em ordem à realização espiritual e plena das pessoas”, e solicitava-lhes sugestões e colaboração “para melhorar a vida e missão dos cristãos e das instituições eclesiais”.
A Diocese de Beja tem uma área de 12.189 km2 que, segundo dados de 2010, abrange 220 mil habitantes, dos quais 184 mil são considerados católicos.
Beja, 30 Ago 2012 (Ecclesia)
RJM