quarta-feira, 4 de julho de 2012

Novo Ano Pastoral e Sínodo, animaram Conselho Pastoral


Após as reuniões Arciprestais de Junho e do Conselho Presbiteral, foi a vez do Conselho Pastoral se reunir, a 30 de Junho, para reflectir, apreciar e apontar caminhos para o novo Ano Pastoral e para o Sínodo Diocesano, cujo início se avizinha.
O encontro começou com a oração de louvor, em cuja meditação foram apresentados e meditados pelo senhor Bispo, alguns números do “Instrumentum Laboris” do Sínodo dos Bispos, sobre a “Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”, que falam da “alegria de evangelizar”.
De seguida, o P. António Novais, director do SCAP, deu a conhecer as traves mestras do plano pastoral para 2012-2013, a partir do lema “Tende confiança” e do contexto do Ano da Fé e do Sínodo Diocesano que, entre nós, terão início a 29 de Setembro, no dia diocesano. Entretanto, D. António Vitalino deu a conhecer o regulamento do Sínodo, bem como os temas que poderão ser tratados neste tempo forte da vida da Diocese.
Divididos em três grupos, os membros do Conselho Pastoral, trabalharam estas duas áreas e, no início da tarde, deu-se o plenário. No plano pastoral, houve algumas propostas de alteração, quer nos objectivos, quer nas linhas de acção. Neste ponto, aguardam-se, ainda, as sugestões dos vários serviços, secretariados e movimentos, para o tornar mais rico e para se calendarizarem acções, momentos e celebrações.

Animação Missionária
O Centro Diocesano Missionário apresentou, no grupo e no plenário, as linhas de acção para o ano pastoral que se avizinha. São muitas e variadas: “Apostar nas Missões Populares: sua realização, preparação e continuidade (pós-missão); Realizar e dinamizar Encontros de formação para Animadores da Comunidade; Fomentar e revitalizar a Obra da Infância Missionária, a nível da Diocese e das paróquias; Criar e animar a formação dos Grupos Missionários Paroquiais (GMP); Divulgar e promover a vivência do Outubro Missionário (material, ofertório); Promover Vigílias de Oração Missionária, pelos 6 Arciprestados (final de Setembro a início de Novembro); Fazer e incentivar correntes de Oração (intendência) por ocasião das Missões Populares; Manter e fortalecer a comunicação (Notícias de Beja, Jornal Leme e página web); Participar em acções/jornadas missionárias a nível nacional (Fátima e outras); Criar e dinamizar um dia diocesano missionário anual (Almodôvar, em 2012); Programar Férias Missionárias, com a Pastoral Juvenil ou outros Grupos; Promover um levantamento dos missionários/as oriundos/as da Diocese”.
O senhor Bispo “deu tempo de antena” ao responsável pela animação missionária para que desse a conhecer o que se tem feito na Diocese, de modo particular, nos arciprestados do litoral. Além da partilha foi feito um desafio aos presentes para a disponibilização de alguém para a participação numa Missão. Houve a oferta de uma voluntária.
Sínodo
Os 16 temas apresentados, como hipótese de trabalho e reflexão para o Sínodo, foram estudados e, no plenário, foram apresentadas sugestões de reformulação ou de anexação de alguns temas a outros, de modo a haver, uma harmonia e interligação entre eles. O plenário pronunciou-se ainda sobre a ordem de importância e o modo de serem trabalhados. Foram ainda apresentados alguns slogan’s para o Sínodo, tendo o P. Domingos Pereira, Vigário Geral e Coordenador da Comissão pré-sinodal, apresentado um documento com todas as sugestões que já chegaram àquela Comissão. Mais abrangentes ou localizados, mais teológicos ou bíblicos, esses slogan’s davam a conhecer uma vontade de fazer caminho.
D. António Vitalino agradeceu a presença e disponibilidade de todos e convidou os representantes dos arciprestados para participarem nas assembleias sinodais de 1 de Dezembro e 1 de Maio, uma vez que os Arciprestados os propuseram para tal missão. O encontro terminou com a recitação da Oração pelo Sínodo Diocesano.
P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário