segunda-feira, 13 de outubro de 2014

2ª Jornada Missionária Diocesana


Estamos em pleno mês de Outubro, mês missionário, por excelência. O Santo Padre, no dia de Pentecostes, ofereceu a todos os homens e mulheres de boa vontade a sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões que se celebra todos os anos no 3º Domingo de Outubro. Este ano acontece no dia 19, dia em que termina o Sínodo Extraordinário dos Bispos, em Roma, cujo tema é a Família e a Nova Evangelização, bem como a data da beatificação do Papa Paulo VI, que incrementou a concretização do Concílio Vaticano II e produziu um documento muito importante sobre a Evangelização: Evangelii Nuntiandi.
Para este Mês de Outubro, as Obras Missionárias Pontifícias, através dos Secretariados diocesanos das Missões, espalharam bastante material para divulgação e conhecimento, mas também para apoio na oração: terço, vigílias, via-sacra, reflexões. A Conferência Episcopal propõe que o ofertório de todas as Missas e Celebrações da Palavra se destine às Missões. Também, em algumas zonas ou paróquias se faz o peditório de rua, o qual está autorizado pelas entidades competentes. Para um e para o outro, apela-se à generosidade das pessoas. Muitos projectos para as Igrejas que sofrem as agruras da perseguição ou estão a dar os primeiros no caminho para Jesus aguardam a nossa oferta generosa.



“Família, dom e missão”
No dia 18 de Outubro, das 10h00 às 17h00, na Vila de Aljustrel, acontece a 2ª Jornada Missionária Diocesana. “Família, dom e missão” é o tema que vai ser trabalho nos vários sectores etários. Para os adultos, há uma reflexão e uma partilha, bem como testemunhos sobre a vivência familiar. Também haverá oportunidade para um conhecimento próximo da Obra “Ajuda à Igreja que sofre”. Os jovens, além dos testemunhos de vivências missionárias acontecidas nas férias de verão ou em acções de envio para países de Missão, também vão ter oportunidade de reflectir o tema: “Jovens e namoro – descoberta vocacional”. As crianças e adolescentes vão deliciar-se com o jovem Nuno André que os vai animar com o seu programa “Magia da Vida”.
Haverá várias exposições de diversas temáticas: Igreja que Sofre; Ordens, Congregações e Institutos de Vida Consagrada que trabalham na diocese de Beja; Obras Missionárias Pontifícias e outras. Tudo no Salão dos Bombeiros Voluntários.
Também há momentos de oração: logo no princípio, Adoração do Santíssimo Sacramento e a Eucaristia, presidida pelo Senhor Bispo.
Todos estão convidados: comunidades, paróquias, secretariados, departamentos, movimentos e grupos. A Igreja, por natureza, é missionária. Por isso, a Jornada Missionária Diocesana é para todos e conta com a participação de todos. Celebrar a Família é desafio permanente, viver a Missão é mandato para todos.
P. Agostinho Sousa,
CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário