ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA
Outubro Missionário
Outubro Missionário
Com os desafios da vivência do Ano da Fé e da abertura do 1º Sínodo Diocesano, entramos no mês de Outubro, também chamado Mês Missionário, não só porque este abre com a memória da padroeira das Missões, Santa Teresinha do Menino Jesus ou se vive o Dia Mundial das Missões (21 de Outubro), mas também porque se recomeça um novo Ano Pastoral, cheio de propostas e horizontes, para uma vivência comunitária e fraterna de todos aqueles que se deixam tocar pelo amor de Deus e o querem testemunhar na vida de cada dia. O apelo cada vez maior da descoberta das razões da nossa fé e esperança, leva a Igreja a tornar-se, cada vez mais, missionária e a fazer de cada um dos seus membros testemunhas fiéis de Jesus Cristo.
Não faltam iniciativas a nível universal ou das igrejas locais. Encontros, jornadas, colóquios, vigílias de oração, ofertórios diversos, acções de voluntariado, temas e material. Tudo contribui para fazer nascer e alimentar este espírito missionário, levando-nos a uma abertura total aos outros ao jeito do Senhor ressuscitado. Desde há 50 anos, com o Concílio Vaticano II, e com o documento “Ad Gentes”, que esta matriz fundamental da Igreja se tornou mais visível e mais apaixonante.
Também a nossa Diocese, faz uma aposta concreta na animação missionária. Não faltam acções calendarizadas, tempos de formação agendados, missões populares a serem preparadas. Tudo concorre para manter viva e acesa a chama da fé.
Entre estes momentos que fazem parte do Plano Pastoral Diocesano sobressaem, já a começar no dia 28 de Setembro, as vigílias de oração missionária, em cada arciprestado. Todavia, quer no mês de Outubro, quer durante o tempo das Missões Populares, quer em qualquer outra ocasião, todos, desde as crianças aos jovens, das famílias aos grupos, dos velhinhos e doentes aos consagrados, todos somos chamados a rezar, comunitária ou individualmente, pela Igreja, pela sua missão.
Continuar a ler - Aqui -
Sem comentários:
Enviar um comentário