terça-feira, 27 de setembro de 2016

FESTA DE S. VICENTE DE PAULO

27 de Setembro de 2016


Na carta que escreveu para a proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco invoca os santos…“que fizeram da misericórdia a sua missão vital”. E aqui estamos diante do nosso Santo Fundador, daquele que fez da sua vida uma total vivência da misericórdia: S. Vicente de Paulo, a ponto de ser chamado o Santo da Caridade.

“O Senho enviou-me para evangelizar os pobres”. O que dá sentido, unidade e dinamismo à vida e à obra de S. Vicente de Paulo é o seu grande e apaixonado amor pela pessoa de Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, que ele soube encontrar na pessoa dos pobres. No propósito de agir conforme o exemplo de Jesus, S. Vicente afirma que na missão o valor supremo e insubstituível é o amor, a misericórdia. A espiritualidade cristã revelada por Cristo como evangelizador dos pobres, é a que nos faz entender e conhecer o «Cristo Vicentino», aquele Cristo que «caminhou e trabalhou como nós». S. Vicente de Paulo é chamado o místico da ação, ou no dizer do novo Superior Geral, “místico da caridade”, porque para ele a evangelização e a recuperação da dignidade humana são a mesma coisa.



Ver o Cristo Missionário e Servidor é penetrar no núcleo central da mística vicentina. Cristo está no centro da espiritualidade vicentina e também da sua ação missionária. Somos apenas seus continuadores e Ele é o agente principal e o Missionário do Pai. Neste abrir horizontes para a celebração dos 400 anos do Carisma Vicentino, somos todos convidados a renovar a nossa vocação de entrega e serviço aos irmãos!

P. Álvaro Cunha, Visitador


Sem comentários:

Enviar um comentário