terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Igrejas cristãs assinalam semana de oração pela «unidade»

«Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor» é o tema das celebrações que decorrem entre 18 e 25 de janeiro.

A Comissão Ecuménica Diocesana do Porto vai promover diversas iniciativas na semana de oração pela unidade, entre hoje e 25 de janeiro, um “tempo importante” para celebrar e testemunhar este movimento com a cidade. “As Igrejas Cristãs do Porto, com sensibilidade ecuménica, assumem a busca da unidade desejada por Jesus, como parte integrante da sua missão, desde longa data”, explica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Comissão Ecuménica Diocesana do Porto informa que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com o tema ‘Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor’, começa com a celebração na Igreja Metodista do Mirante, na Praça Coronel Pacheco, às 21h30 de hoje. Nesta celebração de abertura vai ser lançado o ‘Roteiro Ecuménico de Oração’, com propostas ecuménicas para o ano 2016, abertas a quem pretende saber mais sobre “as tradições eclesiais e suas propostas”.

Do programa preparado para esta semana na Diocese do Porto destacam-se também duas celebrações ecuménicas na quarta-feira: No Mosteiro de Bande, em Paços de Ferreira, promovida pela Irmãs Carmelitas e pela vigararia local, às 21h00; e a Oração de Taizé na igreja das Taipas, no Porto, promovida pelos jovens das Igrejas Cristãs.

A celebração ecuménica nacional é na igreja Presbiteriana da Figueira da Foz e conta com a participação dos hierarcas das Igrejas, no dia 23 de janeiro, às 15h00. ‘Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor’ é o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristão de 2016, inspirando na Primeira Carta de S. Pedro (I Pedro 2,9).

Os textos para este Oitavário, de 18 a 25 de janeiro, foram preparados por um grupo de representantes de diversas regiões da Letônia, por iniciativa do arcebispo católico de Riga, e as palavras e expressões usadas foram retiradas da Tradução Ecuménica da Bíblia. Como introdução ao tema - Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor – é apresentado o “mais antigo batistério” da Letónia com origem em São Meinhard, “o grande evangelizador” deste país, que agora situa-se no centro da catedral luterana de Riga, a capital, proveniente da Catedral de Ikskile.

“O local do batistério, bem perto da bela cátedra esculpida da catedral, fala com eloquência do vínculo entre batismo e pregação, assim como do chamado a proclamar os altos feitos do Senhor, dirigidos a todos os batizados”, explica o guião do Oitavário.

A Letónia apresenta-se como uma “ponte” entre as tradições católicas, protestantes e ortodoxas e seis tradições religiosas têm reconhecimento oficial, e segundo dados oficiais de 2011: 34,3% são luteranos; 25,1% católicos; batistas, 19,4% ortodoxos ou Velhos-Crentes e o judaísmo.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e teve como primeiro tema ‘Para o louvor de sua glória’ (Efésios 1,14).
Portugal preparou o material do Oitavário de 1996 que teve como tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22) e encontro preparatório realizou-se em Lisboa.

CB/OC - Porto, 18 jan 2016 (Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário