sexta-feira, 27 de novembro de 2015

UM FIM DE MÊS EM GRANDE!
(27,28 e 29 de Novembro)

As Filhas da Caridade em todo o mundo, e também a Família Vicentina, têm um fim de mês de Novembro muito festivo e muito intenso.
As datas celebrativas ou comemorativas marcam ritmos e história e impelem ao serviço, ao testemunho, à fidelidade.
  


Em 27 de Novembro (1830) a Virgem Imaculada manifestou-se a uma Filha da Caridade, de seu nome Catarina Labouré, a Santa do silêncio. Nestas manifestações foi-nos legado um tesouro: a Medalha Milagrosa. É um património único da Família Vicentina e que leva multidões de pessoas de todos os tempos e lugares a implorar à Mãe do Céu, a Concebida sem pecado, que rogue por nós, que somos pecadores.

Logo no dia a seguir, a 28 de Novembro, Catarina Labouré (1806-1876), a interlocutora de Maria e que recebeu a mensagem, é celebrada como uma filha predilecta desta Companhia. Mais um dia festivo e referencial para melhor saborear o dom e a exigência da disponibilidade, da escuta, do serviço, do silêncio e da entrega.

29 de Novembro (1633) é um marco histórico. É fundada a Companhia das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo. Cuidavam, no início, dos pobres doentes no seu domicílio, nas cidades e nas aldeias. Depois, à medida que iam surgindo as necessidades, ocuparam-se dos doentes nos hospitais, na instrução das jovens, das crianças abandonadas, dos condenados às galés, dos soldados feridos, dos refugiados, das pessoas idosas, dos doentes mentais e de tantos outros que precisavam e precisam de alguém totalmente disponível para se ocupar deles e dos seus males.

S. Vicente de Paulo, em 13 de Fevereiro de 1643, diz-lhes: “Eis, minhas Filhas, qual foi o começo da vossa Companhia; como ela não era então o que é hoje, é que crer que não é ainda o que será, quando Deus a tiver conduzido até onde deseja”.


Desde então, a Companhia continua a pôr em prática o lema que a norteia: “a Caridade de Cristo crucificado nos impele.”  A Companhia é internacional e actualmente está presente em 94 países. O número de irmãs é de 21.000 distribuídas por 2.509 comunidades que formam 77 províncias.

É grande a diversidade de serviços como grande é a diversidade de pobrezas no mundo dos nossos dias! Onde há dor humana, situações de miséria, de injustiça, de falta de solidariedade e onde é urgente promover cada pessoa, aí está presente a Filha da Caridade.

P. Agostinho




Sem comentários:

Enviar um comentário