segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Três novos diáconos ao serviço da Diocese

Na “Sintra do Alentejo” como é também conhecida, mais propriamente, na Igreja paroquial de S. Martinho das Amoreiras, foram ordenados Diáconos, Frei Adenilson, Frei Adriano e Frei Diogo. São naturais do Brasil e membros professos do Instituto Milícia de Cristo, fundado por Monsenhor Alonso Benício Leite. Para marcar a data do centenário do nascimento do Fundador – nasceu a 15 de Fevereiro de 1915 – a Comunidade dos Milicianos que trabalha em 6 paróquias do concelho de Odemira, ofereceu à Igreja e à diocese o dom do serviço e da entrega a Deus e aos irmãos, destes três missionários.




Estiveram presentes os Bispos de Beja, D. António Vitalino e D. João Marcos, bem como representantes do Seminário de Évora, alguns sacerdotes diocesanos, diáconos e seminaristas, sacerdotes e irmãs, membros de institutos de vida consagrada a trabalhar na diocese, representantes e membros das autarquias e colectividades locais. O P. Cartageno, dirigiu o coro que solenizou a Eucaristia. Uma vasta assembleia de fiéis, composta por gentes das ‘paróquias milicianas’ e de paróquias vizinhas, acompanhou a solene celebração de ordenação, algo inédito, nestas paragens.

Sucederam-se os ritos, desde a chamada dos candidatos até ao momento sempre singular da prostração. A promessa de obediência, a imposição das mãos, o revestir-se das vestes próprias e o abraço da paz, tocaram o coração dos novos diáconos, mas também de todos os que testemunharam a sua decisão, o seu Sim.

A Eucaristia foi muito bem vivida e participada e, no final, o P. Reuber, em nome do Superior Geral, P. Ayrola, agradeceu a Deus, a todos os presentes, pela amizade, colaboração, pelo trabalho e por tudo o que neste dia aconteceu. Terminada a celebração, muitos dos presentes saudaram os novos diáconos e continuar a festa na refeição-partilha, servida na ADESMA.



Em nota de rodapé, foi interessante ver presentes na celebração os novos diáconos que, nos últimos meses participaram activamente nas Missões Populares, bem como outros três que, em lugares diferentes, também já viveram esta experiência. Na Assembleia, eram visíveis, muitos rostos que foram membros dinamizadores da experiência missionária que se viveu em muitas das paróquias do Arciprestado de Odemira.

Que este momento feliz, vivido em S. Martinho das Amoreiras, seja um marcante na vida de quantos nele participaram e a todos impulsione dar um rosto missionário à nossa Diocese e a toda a Igreja!

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário