sábado, 27 de setembro de 2014

Caridade e Missão (*)

27 de Setembro - S. Vicente de Paulo

“Que aquele que ama a Deus ame também ao seu irmão” (1Jo. 4, 21). Com estas palavras do Apóstolo João, desejo unir-me, pelo pensamento e pela oração, a toda a Família Vicentina, em acção de graças, pelo dom de S. Vicente de Paulo. Estas palavras do apóstolo foram ilustradas, de maneira luminosa, pela existência dos vossos Fundadores (Vicente de Paulo e Luísa de Marillac).
E foi assim, porque eles acreditaram no amor, e por isso, colocaram-se ao serviço de seus irmãos e irmãs. Que esta mesma fé seja luz e força no serviço dos mais abandonados e dos mais simples da nossa sociedade, geralmente desprezados em sua situação.
Procurando viver sob o signo da “Caridade e Missão”, quereis com toda a justeza assinalar aquilo que está no coração da herança que recebestes. Como deixei escrito na minha primeira encíclica, as figuras como Vicente de Paulo e Luísa de Marillac “continuam a ser modelos insignes de caridade social para todos os homens de boa vontade. Os santos são verdadeiros portadores de Deus na história, porque são homens e mulheres de fé, esperança e amor” (Deus caritas est, 40).

Por isso, eu vos exorto a que sejais audazes, no meio dos homens e mulheres do nosso tempo, para que os vossos compromissos em favor da pessoa humana sejam de facto manifestações do amor de Deus e não simples expressão de humanismo ou de filantropia.
A intuição de Vicente de Paulo em encontrar colaboradores nos sacerdotes, nas pessoas consagradas e nos leigos é um bem precioso que a Família Vicentina se compromete, a título justo, a desenvolver, para um melhor desempenho da missão da Igreja.
Desta maneira, vós sereis sempre muito eficazes, para que o Evangelho seja anunciado a todos e para que todo o homem possa reencontrar a sua dignidade de filho de Deus, no âmbito dum mundo unido e solidário. Que Deus vos ajude a permanecer sempre fiéis à herança que recebestes e a vivê-la com fé e generosidade!
Confio-vos à intercessão de S. Vicente de Paulo, de Santa Luísa de Marillac e de todos os santos e bem-aventurados de toda a Família Vicentina. Envio-vos, com todo o coração, uma afectuosa bênção apostólica.
Vaticano, 14 de Junho de 2010
(Bento XVI, papa)





(*) – Texto enviado pelo Papa-emérito, Bento XVI, ao Superior Geral da Congregação da Missão, por ocasião dos 350 anos da morte de S. Vicente de Paulo e de Sta Luís de Marillac)

Sem comentários:

Enviar um comentário