Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) promovem o Curso de Missiologia, de 25 a 30 de Agosto para “apresentar as bases bíblico-teológicas da missão ad gentes” e qualificar os missionários.
“Esta formação visa a qualificação do missionário e, consequentemente, da Missão”, explica o IMAG que conta com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) na realização desta formação.
O curso de Missiologia é bienal e o IMAG apresenta como objectivos “repensar a missão à luz do Concílio Vaticano II e dos documentos recentes do Magistério” e ainda dar a conhecer as etapas “mais importantes da história da evangelização” e da “reflexão missiológica”.
Os participantes vão conhecer exemplos “concretos da práxis missionária actual” e vão-se preparar para “os desafios da inculturação e do diálogo do cristianismo com outras religiões”.
A edição deste ano corresponde ao primeiro ano do ciclo, sendo a frequência “arbitrária quanto à ordem”, porque “o diploma obtém-se após a frequência dos dois anos”.
As inscrições para o curso de Missiologia são limitadas e podem ser feitas até ao dia 18 de Agosto emhttp://cursodemissiologia. blogspot.pt.
O curso de Missiologia começa na segunda-feira, dia 25 de Agosto, e termina no sábado, dia 30 de Agosto, e realiza-se em Fátima, no seminário dos Missionários da Consolata.
Os cinco temas do curso são todos relacionados com a génese da formação, a missão, como: “A Missão em São Paulo e Actos dos Apóstolos”; “A Evangelização no tempo dos descobrimentos” ou “a Evangelização na Exortação Apostólica (A alegria do Evangelho).
O IMAG explica que este curso tem como destinatários membros dos Institutos Missionários Religiosos/as, padres diocesanos, missionários em férias, seminaristas e estudantes de Teologia e ainda candidatos ao laicado missionário e voluntários para a missão.
As metodologias escolhidas pelos organizadores, com o apoio das OMP, são conferências e trabalhos de grupo, debates e plenários e ainda os testemunhos de missionários.
Lisboa, 05 AGO 2014 - Ecclesia
Clicar para ler |
Sem comentários:
Enviar um comentário