sábado, 21 de janeiro de 2012

Encontro de Animadores de Comunidades


Dia 21 de Janeiro, em Santiago de Cacém, aconteceu o Encontro de Formação para Animadores de Comunidades, promovido pelo secretariado Diocesano das Missões. De Mértola a S. Teotónio, de Santo André a Alvalade, de Grândola a Beja, de Santiago a Colos, cerca de cinco dezenas de animadores, responderam ao desafio lançado e quiseram reflectir sobre “Como ser um bom animador” e “Qual o segredo para o “êxito” da sua missão”. Entre os presentes, encontravam-se o Vigário Geral, os Padres Aparício, Novais, José Pires Soares, António Sousa e Agostinho, as Irmãs Espiritanas, do Bom Pastor e o Irmão João, Miliciano.

Após o acolhimento e a oração ao Espírito Santo, o P. César Mendes, vicentino, desenvolveu, de forma simples e apoiada por suporte informático, o tema, nas suas várias vertentes: perfil de um bom animador, traços característicos de um verdadeiro animador, o grupo e o animador, o grupo de fé. A pausa para o chá, a meio da manhã, trouxe a oportunidade de criar relação uns com os outros e abriu porta para a partilha feita pelos animadores de S. Teotónio que, semanalmente, com o seu pároco, estão a fazer uma formação bíblica e catequética, em vista a uma acção missionária, a realizar-se, em Fataca, Malavado e Azenha do Mar, na primeira quinzena de Abril. Uma experiência a ter em conta e a implementar em outras comunidades que querem viver a Missão Popular!


O almoço, partilhado, serviu para retemperar forças. Esperava-nos o trabalho de grupos, que serviu para reflectir sobre os 7 critérios para saber se uma comunidade (paróquia) funciona bem, apresentados pelo bispo Dominique Rey, de Toulon (França) num congresso sobre a Nova Evangelização. Além deste motivo de trabalho, os grupos trabalharam ainda sobre as comunidades familiares, o centro missionário diocesano e os grupos missionários paroquiais. Os membros do Secretariado das Missões, além do conhecimento mútuo, abordaram a dinâmica a imprimir, a caminhada a fazer e o modo de coordenar toda a actividade missionária, desde a formação dos animadores à preparação das Missões Populares, desde o intercâmbio com movimentos de leigos missionários até à vivência do Outubro missionário.
O plenário foi momento de partilha, acentuando-se, uma vez mais, necessidade da formação (a vários níveis) dos líderes, a descoberta de novos valores, testemunhar com a vida. Insistiu-se bastante no estudo bíblico, na necessidade da oração e na abertura das comunidades á realidade, de modo a descobrir novos caminhos valorizar o papel dos leigos e ajudá-los a responder às exigências do seu baptismo.
A Eucaristia, na igreja da Misericórdia e presidida pelo Vigário Geral, encerrou esta jornada de formação. “Vinde comigo” foi o apelo lançado por Jesus aos pescadores da Galileia, apelo continuado, para nós, nos dias de hoje.”Voar mais longe e mais alto” é letra de canção, mas é descoberta e desafio. Com os talentos que são oferta de Deus para nós, com alegria e disponibilidade, poderemos fazer as mesmas maravilhas que aquele grupo dos Doze conseguiu fazer.

Esta jornada foi proveitosa para quem nela participou. Outras haverá, em breve, sobre outras temáticas e em outros locais. Importa estar atento, disponível e aberto aos desafios que Deus nos vai fazendo a cada instante: “Vem comigo!”

P. Agostinho Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário