quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

DIA DA PROVÍNCIA PORTUGUESA DA CONGREGAÇÃO DA MISSÃO


O dia 25 de Janeiro tem um tríplice significado para todos os membros da Província Portuguesa da Congregação da Missão: é o dia em que se celebra em toda a Igreja Católica a conversão de S. Paulo; é o dia em que S. Vicente de Paulo fundou a Congregação da Missão, com o seu famoso sermão de Folleville, em 1617; e é o dia escolhido para celebrar a existência da própria Província Portuguesa da Congregação da Missão.
Para comemorar estes três acontecimentos, um grande número de confrades da Província, uns no dia anterior e outros no próprio dia bem cedo, dirigiu-se rumo a Lisboa – Estrada da Luz. Uma vez chegados e muito bem recebidos pelos membros daquela comunidade, deu-se início aos vários momentos preparados para este dia: um breve encontro orientado pelo padre Álvaro Cunha, Visitador, que serviu para dar conta de alguns aspectos importantes sobre a vida da PPCM; a história da Paróquia de S. Tomás de Aquino, confiada aos padres vicentinos, e a celebrar o Jubileu dos 25 anos de criação, a Eucaristia e o almoço-convívio.
Vicente de Paulo, atento à ignorância religiosa do povo do campo, funda a 25 de Janeiro de 1625 a Congregação da Missão cujos membros são conhecidos por Padres da Missão ou Lazaristas, e cujo lema é: “Enviou-me a evangelizar os pobres»
A sua finalidade é: Seguir Jesus Cristo para evangelizar os pobres sobretudo os mais abandonados, a formação do clero e dos leigos, levando-os a participar mais na evangelização dos pobres e tem como espiritualidade: Amor e veneração para com o Pai; vivência de Jesus Cristo encarnado; amor compassivo e eficaz para com os pobres, evangelizando-os com simplicidade, humildade, mansidão, mortificação e zelo; Docilidade à Divina Providência.
A sua acção abrange várias componentes: Missões Populares, Seminários, Missões “Ad Gentes, Paróquias e Zonas Pastorais com dinâmica de Missão, Capelanias hospitalares e animação e formação da Família Vicentina. Cerca de de 4000 sacerdotes e irmãos, estão presentes nos 5 continentes, em 84 países.

Em Portugal, são 10 comunidades. Desde 1976, na diocese de Beja, primeiramente em Almodôvar e desde 1981 em Santiago de Cacém.

Sem comentários:

Enviar um comentário