domingo, 7 de agosto de 2016


Faleceu o Pe Nóbrega

O Padre Manuel Tolentino Quintal Nóbrega nasceu em Gaula (Madeira) no dia 9 dezembro de 1937 e, aos 10 anos veio para o Continente para estudar nos Seminários dos Padres Vicentinos. Entrou em S. José em Felgueiras tendo frequentado depois Os Seminários de Pombeiro, Límpias (Espanha) onde fez o Seminário Internos e Mafra.
Foi ordenado sacerdote a 22 de julho de 1962 no Mosteiro de Pombeiro, celebrou Missa Nova a 12 agosto na sua paróquia natal.
Licenciou-se em Psicologia Educacional no ISPA e exerceu a sua actividade pastoral em Mafra, como professor, em S. Tomás de Aquino, Lisboa, tendo sido o primeiro pároco e também em Salvaterra de Magos.     
Ao longo de 6 anos serviu a Congregação da Missão como Visitador (Provincial). Durante vários anos foi Diretor da Filhas da Caridade e esteve na origem da JMV em Portugal, tendo sido o primeiro Assessor. A ele se deve também muito do trabalho da colaboração entre os vários Ramos da Família Vicentina em Portugal, devendo-se a ele o grupo dos Colaboradores da Missão Vicentina.
Dedicou-se ao trabalho missionário, a grupos de reflexão, a retiros com leigos e religiosos (as)…
Nestes últimos 3 meses o cancro no fígado começou a tomar conta dele, tendo começado a fazer quimioterapia e no dia 27 de julho teve de ficar internado no IPO, onde faleceu este Domingo. O funeral realiza-se amanhã dia 8 de agosto, às 14h na Igreja Paroquial de S. Tomás de Aquino, Lisboa, indo a sepultar no Jazigo da Congregação da Missão no Cemitério dos Prazeres.
A sua serenidade e paz o acompanharam, até ao momento em que se encontrou com o Pai do Céu em dia de Domingo. Fica a alegria da sua vocação e do seu serviço à Congregação e à Igreja e a sua interpelação a vivermos a nossa vida com uma atitude positiva e com o olhar fixo no alto, em Deus, para onde nos levam, como ele dizia, “as asas da misericórdia divina”!

Pe Álvaro Cunha, CM


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

GRUPO ONDJOYETU

O envio missionário da equipa que irá assegurar, a partir do próximo sábado, 6 de Agosto, a missão anual de 10 dias no Alentejo realizou-se no passado domingo, dia 24 de julho, no Mosteiro de Santa Clara e do Santíssimo Sacramento, das Irmãs Clarissas do Desagravo, em Monte Real.  
Depois de vários encontros de preparação para a missão, a equipa viveu um dia de retiro, que culminou na eucaristia presidida pelo padre Vítor Mira e concelebrada pelo padre António Bento.
"Um agradecimento muito especial às Irmãs Clarissas de Monte Real pelo carinho que dedicaram a toda a equipa neste dia de retiro e reflexão em sua casa. Um muito obrigado ao Sr. Padre Bento, que fez a colocação das cruzes aos enviados em missão. O Sr. Padre Vítor Mira foi o celebrante e, muito oportuno, falou-nos da missão e oração, da confiança no Senhor e do valor de tudo o que fazemos para a Sua glória." (Tio Serra)

A exemplo dos últimos anos, no dia 6 de Agosto o Grupo Ondjoyetu rumará a Santo André (Aldeia), em Santiago do Cacém. A Equipa Missionária é composta pelo Pe. Vítor Mira, a Ir. Susana, a Teresa Silva, a Lúcia Ferreira, o António Canhoto e o Diamantino, aos quais se juntarão mais tarde a Maria do Rosário, o José Marrazes e a Avó Libânia.
Rezemos por estes nossos irmãos que prontamente responderam "sim" ao chamamento de Deus. BOA MISSÃO!



Estamos juntos!

“Se fores aquilo que Deus quer, colocarás fogo no mundo”.
(Santa Catarina de Sena)
Grupo Ondjoyetu

Leiria/Fátima