segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Infância Missionária







“Com as Crianças da Ásia procuramos Jesus”
O Advento é para todos os cristãos o início de um novo ano litúrgico. Todos os anos é como se fosse um começo a caminhar com Jesus. Esta caminhada é feita por todos, desde as crianças até às pessoas com idade avançada. Todos são chamados a um encontro pessoal com Jesus e com os irmãos. A Igreja universal e as Igrejas particulares são chamadas à conversão de vida, à partilha solidária e à celebração jubilosa do Nascimento do Salvador.
Ao começar o Advento, num dos primeiros dias, celebra-se a memória de S. Francisco Xavier, padroeiro das Missões, uma das figuras mais extraordinárias de Apóstolo de todos os tempos. Ao terminar as festas natalícias a Igreja celebra a solenidade da Epifania e a Festa do baptismo do Senhor, celebrações da manifestação do Senhor, o Missionário do Pai, a todos os povos.
A Obra da Infância Missionária, nascida em Maio de 1843, com o lema “crianças ajudam crianças” quer incutir e fortalecer a dinâmica missionária da Igreja, nas crianças e adolescentes, através da oração e da partilha.
Nos próximos cinco anos, em Portugal, é proposto um percurso ao longo das 4 semanas do Advento, que pretende estabelecer uma comunhão com toda a igreja, mas sobretudo uma caminhada com todas as crianças do continente asiático. O tema deste ano para o dia da Infância Missionária, a 6 de Janeiro, é: “Com as Crianças da Ásia procuramos Jesus”. É uma primeira etapa. Posteriormente, será África, a Oceania, a América e, por fim, em 2017, a Europa.

Objectivos
Os principais objectivos desta caminhada, apoiada em materiais diversos – procurar e encontrar Jesus, acolher e seguir Jesus – são a grande tarefa da Missão. As crianças e Adolescentes da Infância Missionária são “missionários” porque ajudam os outros com a sua amizade a procurarem juntos Jesus que passou a vida fazendo o bem.
Além deste primeiro objectivo, pretende-se ajudar os educadores (pais, catequistas e professores) a desenvolver na formação cristã das crianças a dimensão missionária universal; pretende-se, ainda, suscitar nas crianças e nos mais velhos, o desejo de partilhar com as outras crianças, através da oração e da ajuda económica a alegria de ser missionário de Jesus; e, por fim, pretende-se colaborar com outras crianças desta onda missionária para, entre todos, ajudar aqueles que mais precisam em qualquer parte do mundo. Em http://www.youtube.com/watch?v=Gz-4jznBO0Y&feature=plcppoderemos encontrar mais informação sobre esta caminhada e seus objectivos.

Projectos assumidos para este ano
A Ásia é o continente mais extenso e mais povoado. Muitas crianças em muitos países da Ásia são explorada e colocadas a trabalhar como escravas, sem ambiente apropriado ao seu crescimento. São vítimas de fome e doenças, não têm possibilidades de educação e permanecem sem conhecer Jesus. Na Ásia, apenas 2,63% da população é cristã (em 4 biliões de habitantes).
Os projectos a apoiar são: Na Índia ajudar a construir uma escola de ensino básico para crianças e nas Filipinas, garantir as refeições de crianças de um orfanato. São duas formas de responder a desafios concretos. Através das crianças, os adultos, mesmo em tempo de crise, podem colaborar generosamente nestas acções concretas. Há muitos presentes que custam muito e ajudam pouco. O presente de saber escutar, o presente do carinho e do sorriso, ajudam a crescer, a partilhar, a ser feliz.
Todos, grandes e pequenos, neste Natal, procuremos acolher Jesus. Com as crianças, na Solenidade da Epifania, apoiemos o projecto das Obras Missionárias Pontifícias.

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário