domingo, 30 de agosto de 2015

1 de Setembro
Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

A Igreja Católica celebra, a 1 de Setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi instituída pelo Papa Francisco e tem um sentido ecuménico, já que a mesma é também comemorada pela Igreja Ortodoxa.

O Santo Padre pretende que a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação ofereça aos fiéis e às comunidades a oportunidade de «renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação», «elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado».


«Como cristãos queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está a viver. Por isto devemos, antes de tudo, procurar no nosso rico património espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, recordando sempre os que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós», explica o Papa.

Francisco alerta que a «crise ecológica» impele a uma «profunda conversão espiritual» e frisa que os cristãos são chamados a uma «conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus», citando a encíclica Laudato Si (217).

Francisco assinalou que partilha «as preocupações pelo futuro da criação» com o irmão Patriarca Ecuménico Bartolomeu, tendo acolhido a sugestão do seu representante, o Metropolita Ioannis de Pérgamo, aquando da apresentação da encíclica dedicada ao ambiente.

Neste contexto ecuménico, desejou que esta iniciativa possa envolver outras Igrejas e comunidades eclesiais e ser celebrado em sintonia com as atividades que o Conselho Mundial de Igrejas promove sobre este tema.



A instituição do “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação” foi comunicada numa carta ao presidente do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz e ao presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, respetivamente o cardeal Peter Turkson e o cardeal Kurt Koch.

Aos dois responsáveis Francisco pediu a divulgação da instituição deste dia para que, «em harmonia com as exigências e as situações locais» a sua celebração seja organizada com a participação de todo o Povo de Deus.


In “Apostolado de Oração”

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Curso de Missiologia

É preciso regressar ao Evangelho de São Marcos

                              
Evangelho de São Marcos, que esteve “na gaveta durante 19 séculos”, é agora declamado em “palcos da Europa e dos Estados Unidos”, disse D. António Couto, um dos orientadores do plano de estudos no Curso de Missiologia. O bispo de Lamego é um dos conferencistas na iniciativa que decorre em Fátima, no Seminário dos Missionários da Consolata, até domingo.


Este especialista em Sagrada Escritura afirma que o Evangelho de Marcos provoca impacto em quem o escuta e está de acordo com os tempos atuais: “Hoje, num tempo de perseguição como era o primeiro século, a época em que o texto foi escrito, estamos num ambiente semelhante e como nunca é preciso regressar ao Evangelho de Marcos”.

O prelado dava conta da forma como o narrador Marcos consegue mostrar a dinâmica missionária da sua comunidade, dentro dos riscos de uma comunidade perseguida que tem muitas semelhanças com a atualidade.
Este curso bienal que decorre em Fátima, no Seminário da Consolata, é uma iniciativa dos Institutos Missionários ‘Ad Gentes’ e conta com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias; a edição 2015 corresponde ao 2º ano do ciclo. Os destinatários desta formação são todos os que se envolvem na atividade pastoral da Igreja.

A irmã Célia Cabecinhas, que integra a organização em nome dos Institutos Missionários ‘Ad Gentes’ contava 70 participantes. “Podiam ser 700” reconhecia esta religiosa, sem esconder algum desapontamento pela indiferença de muitos cristãos perante as oportunidades de formação.

A iniciativa propõe-se apresentar as bases bíblico-teológicas da missão ‘ad gentes’, repensar a missão à luz do Vaticano II e percorrer as etapas mais importantes da história da evangelização e da reflexão missiológica.

27 de Agosto de 2015

HM/OC

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

JMV encerra ano pastoral com encontro nacional

 “Projeta-te para Cristo



A Juventude Mariana Vicentina (JMV) vai promover o seu 31.º encontro nacional que encerra o ano pastoral com o tema ‘Projeta-te para Cristo’ entre 26 a 30 de agosto, no Centro Vicentino de Evangelização (CVE) em Lagares, Felgueiras.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a JMV informa que o encontro nacional vai contar com a presença de cerca de 150 jovens marianos vicentinos, bem como sacerdotes da Congregação da Missão e das Irmãs Filhas da Caridade.
“Queremos ser jovens que vão em contracorrente e queremos inspirar os outros jovens a seguir o exemplo de Maria e de São Vicente de Paulo, sendo membros ativos na sociedade e servindo Cristo e a sua Igreja, especialmente através do apoio aos mais pobres”, destaca a associação de jovens católicos presente em 26 paróquias em Portugal.
Através do tema ‘Projeta-te para Cristo!’ vão ser propostos aos participantes momentos de formação, oração, partilha, testemunho entre 26 a 30 de agosto, no Centro Vicentino de Evangelização (Antigo Seminário de S. José) em Lagares, Felgueiras.
Desde há 31 anos que a Juventude Mariana Vicentina encerra o seu ano pastoral com um encontro nacional que reúne os jovens JMV de todo o país.
“É o momento ideal para darmos graças pela presença da JMV na vida dos jovens e nas suas paróquias”, observa o organismo católico.
JMV foi aprovada pelo Papa Pio IX, em 1847, e posteriormente confirmada pela Santa Sé e pertence à grande Família Vicentina.

(Agência Ecclesia de 10 de Agosto de 2015) – CB

NOTA:
A JMV, em Portugal, está implantada em 26 paróquias, formado outros tantos grupos.
Estes grupos pertencem a 4 regiões, cada uma identificada por uma cor diferente, conforme a zona onde se encontra situada (norte - cor azul; centro – cor verde; sul – cor vermelha e Madeira – cor amarela).
Presentemente a zona da Madeira não tem qualquer grupo constituído. A zona norte tem 6 grupos, a centro, 4 e a sul, 16.
Na diocese de Beja há 2 grupos: Um em Santiago do Cacém e outro em Sines. 

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

MISSÃO JOVEM JMV

ENTRADAS, 18 A 26 DE JULHO DE 2015

Foi no dia 18 de Julho de 1830 que, na Rue du Bac, em Paris, apareceu Nossa Senhora à então Irmã Catarina de Labouré, uma Filha da Caridade. Esta foi a primeira de três aparições. Nesta primeira aparição, entre outras coisas, Nossa Senhora pediu a Catarina que juntamente com o seu diretor espiritual fundasse um grupo de jovens que se chamaria Filhos e Filhas de Maria.
Nascido no seio da Família Vicentina, este grupo hoje chama-se Juventude Mariana Vicentina (JMV). Por ser fruto do desejo expresso por Nossa Senhora, o movimento possui um forte carisma Mariano. É um grupo feito por jovens e para os jovens, assente no compromisso com a Igreja, dando-lhe assim o carisma Eclesial. São Vicente de Paulo ajuda a modelar, através do seu exemplo, os jovens no caminho do amor ao próximo, independentemente da sua raça, religião, estatuto ou condição geral. Através dele recebemos os carismas Vicentino e Missionário.



Vila de Entradas - 18 de Julho de 2015 - Missão JMV
Cento e oitenta e cinco anos depois, onze jovens da JMV de Portugal, acompanhados por um padre da Congregação da Missão e por uma Filha da Caridade, todos eles provenientes de várias zonas do país (Litoral Alentejano, Lisboa, Mafra, Santarém, Abrantes, Viseu, Oliveira de Azeméis, Trofa, Felgueiras), rumaram até à vila alentejana de Entradas, Castro Verde. Dia 18 de Julho de 2015 começou a Missão Jovem JMV, uma missão ao estilo das Missões Populares Vicentinas.
O primeiro dia foi dedicado à instalação na vila, com a chegada à casa que gentilmente nos emprestaram para a estadia durante a semana, com a decoração dos espaços a utilizar e com a preparação de alguns momentos do dia e do dia seguinte. Pelas 17h30, juntamente com a comunidade paroquial, reunidos para a celebração da Eucaristia demos início oficialmente à missão com o envio de todos os missionários.

Continuar a ler - AQUI -