A 24 de Março, no Seminário de Beja, aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho pastoral Diocesano. O dia começou com o acolhimento feito pelo Senhor Bispo e pela oração da manhã.
O Pe. António Novais, responsável pelo SCAP, falou um pouco dos conselhos anteriores e passou a explicar a orientação dos trabalhos desta reunião.
D. António Vitalino deu algumas informações sobre questões ligadas ao testamento do Bispo emérito D. Manuel Falcão (que faleceu recentemente) e de seguida referiu a proposta sinodal de forma a dar início à integração do assunto que nos vai absorver a todos, referindo, claramente, que todos deverão fazer parte do Sínodo e que ninguém deverá sentir-se excluído.
Após estes assuntos iniciais, passámos à avaliação do Plano Pastoral, do ano pastoral em curso (Transmitimos, celebramos e testemunhamos), feito por arciprestado.
Foi referido que, de uma forma geral e, apesar da indiferença em relação à prática religiosa, se nota alguma melhoria em relação ao conhecimento Bíblico. Todavia, é necessário repensar juntos a Pastoral para as pessoas deste tempo e desta diocese. Salientaram-se algumas actividades desenvolvidas, nomeadamente:
- Actividades dos Movimentos
- Catequese da Infância, dos Jovens e dos Adultos
- Formação do clero
- Missões Populares.
Em relação às Missões, o Padre Novias apresentou todo o programa enviado pelo Padre Agostinho, responsável pelo Secretariado Diocesano das Missões, tendo justificado a sua ausência por, nesta data, estar a fazer uma Missão Popular, em Foros de Salvaterra (Diocese de Santarém). Todos ficaram informados das propostas do Secretariado das Missões.
De seguida, foram apresentadas algumas linhas de acção, a nível geral, para o plano pastoral do próximo ano:
Celebrar o Dia Diocesano com a participação dos grupos apostólicos formados no ano anterior;
Continuar as Catequeses Bíblicas para adultos, ao ritmo do Domingo seguinte e/ou dos Tempos Litúrgicos;
Organizar encontros anuais para reunir aqueles que celebraram os Sacramentos, e principalmente, os Sacramentos de Iniciação Cristã;
Na parte da tarde, em grupos, respondeu-se às questões colocadas na proposta de trabalho e dadas algumas sugestões para possíveis temas para o Sínodo, que o Senhor Bispo pretende anunciar na missa Crismal.
Faz parte do caminho sinodal a implementação de um itinerário de iniciação ou reiniciação cristã de jovens e adultos a realizar nas comunidades cristãs, de acordo com um itinerário temático.
Sebastiana Romana, de MértolaMembro do SDM e do Conselho Pastoral