terça-feira, 29 de novembro de 2016

PRESÉPIOS NA PARÓQUIA DE ABELA
A Comunidade Paroquial de Abela e o Grupo de Catequese vão organizar pelo terceiro ano consecutivo a Exposição de Presépios pelas ruas da Abela (Santiago do Cacém). As duas edições anteriores foram um êxito: envolveram quase todas as famílias, centraram a vivência do Natal no Nascimento do Salvador, deram azo à criatividade e à arte e trouxeram à Abela muita gente de longe e de perto, para visitar a Exposição.
A iniciativa “A’ Bella, uma família - um presépio” será inaugurada no domingo, dia 4 de Dezembro pelas 15 horas com a celebração da Eucaristia, a visualização de um presépio ao vivo e venda de artesanato religioso e bolos.
Jú Gamito, Evinha e Maria Teresa são 3 das catequistas que têm assumido a liderança desta iniciativa. Falamos com elas sobre o evento, a sua dinamização e os “ganhos” que surgiram com este desafio.

1 – “Uma Família – Um Presépio”, nasceu há 3 anos. Como nasceu a ideia?
Catequistas - A ideia surgiu de um jovem adolescente da catequese, que propôs ao restante grupo realizarem um projecto que dinamizasse a terra e mostrasse a dinâmica do grupo. E assim nasceram os presépios de rua.
2 – Sabe-se que é uma iniciativa da Catequese Paroquial. Como passou a mensagem das crianças às famílias?
Catequistas – As crianças contaram aos pais que desde logo acolheram muito bem a ideia. A iniciativa mobilizou toda a aldeia que pôs mãos-à-obra e deram largas à sua imaginação utilizando os mais diversos materiais.
3 – Esta iniciativa é abrangente, pois mobiliza todas as famílias. Quantas famílias aderiram ao projecto (2014 e 2015).
Catequistas – Em 2014 foram 56 presépios, Em 2015 foram 93 presépios.
4 – Materiais diversos emprestam beleza e diversidade ao projecto. Em média, quantos dias e quantas pessoas estão envolvidas na preparação dos presépios?
Catequistas – Toda a aldeia está envolvida no projecto, em grupo ou individual. Não sabemos ao certo os dias, uns começam mais cedo, outros só em cima da hora. Tudo tem a ver com a disponibilidade e os materiais utilizados.
5 – A exposição começa no início do Advento e prolonga-se até à Epifania. Neste mês natalício, há muita gente que vem à Abela visitar a exposição dos presépios?
Catequistas – Sim, entre o dia 4 de Dezembro e o dia 6 de Janeiro, muitas pessoas irão passar por Abela, se for igual aos anos anteriores…Não conseguimos contabilizar o número de pessoas visto não termos um programa com horários, mas durante este período há movimentos diferentes do habitual, tanto de dia como de noite.
6 – Qual o balanço dos 2 últimos anos? Com esta iniciativa, será que a mensagem do Deus Menino chega a todos os que promovem, apoiam, preparam e visitam a Exposição “Uma Família – Um Presépio”.
Catequistas – O balanço é positivo, pois houve mais presépios e visitantes. Pensamos que com esta ideia conseguimos mostrar que “Natal” é o nascimento de Jesus e não o pai natal e os presentes.
7 – Que Mensagem ou Desafio querem lançar para quem visita, por estes dias a Abela?
Catequistas - Desafiamos todos os leitores a visitarem esta pequena localidade, que com união e amor mostram o verdadeiro sentido do Natal “JESUS”. Desejamos que neste Natal a luz do Menino Jesus ilumine os seus caminhos. Sempre é Natal onde nasce e renasce a PAZ, a ESPERANÇA e o AMOR. FELIZ NATAL!...

P. Agostinho Sousa, CM

Sem comentários:

Enviar um comentário