domingo, 6 de setembro de 2015

FÉRIAS MISSIONÁRIAS
                                                                                                                          
Santo André acolheu Grupos das Dioceses de Setúbal e Leiria-Fátima

Como sabemos, os meses de Julho e Agosto, são tempo de voluntariado missionário para muitos jovens e adultos. Algumas localidades e instituições abrem as suas portas a esta gente que quer dar um pouco de si e testemunhar a sua fé. Ao longo do ano, além da inscrição e do trabalho de preparação logística, há também uma preparação intensa a nível pessoal e de grupo que exige disponibilidade e entrega.
No início de Agosto, Vila Nova de Santo André, acolheu dois grupos distintos: um, um grupo de Jovens da Quinta do Anjo, diocese de Setúbal, trabalhou dentro da cidade; o outro, Ondjoyetu, da Diocese de Leiria-Fátima, foi para as periferias, para um lugar chamado Brescos. Uns e outros entregaram-se à Missão indo ao encontro de todos. Da experiência vivida nestes dias e que encheu todos quantos participaram, recolhemos um testemunho, sinal de partilha e de comunhão.   

1 - Brescos recebeu missionários de Leiria-Fátima


A comunidade de Brescos, da paróquia da Aldeia de Santo André, recebeu os missionários da diocese de Leiria-Fátima, de 1 a 9 de agosto, significando para o povo daquele pequeno lugar alentejano uma resposta de solidariedade na partilha do Evangelho e do amor.


Foram nove dias intensos, com 11 missionários do grupo Ondjoyetu a acompanharem aquele povo na fraternidade, levando a Palavra de Deus como caminho a pessoas que vivem, na sua maioria, no isolamento. A emigração ou a deslocação das gerações mais novas para as grandes cidades provocaram o êxodo daquela e de outras comunidades alentejanas, ficando apenas os mais idosos. Brescos ficou com poucos habitantes e encerraram vários dos seus pequenos negócios, alguns de grande utilidade para a população. Exemplo disso é o facto de a equipa missionária se ter instalado numa antiga mercearia.

“Crescer na Fé e na Caridade como Maria”


O tema escolhido para a semana foi “Crescer na Fé e na Caridade como Maria” e a imagem de Nossa Senhora de Fátima, da igreja paroquial da Aldeia de Santo André, acompanhou os missionários e a população local em atividades de carácter religioso, cultural e lúdico. A cada dia, foi aumentando a felicidade nos rostos de toda aquela gente, com o crescente envolvimento fraterno e partilha.
Os missionários de Leiria-Fátima estiveram no dia 2 de agosto nas festas em honra de São Luís, uma tradição ancestral que inclui a bênção dos animais da Aldeia de Santo André, e no dia 3 iniciaram as visitas porta a porta à comunidade de Brescos, para apresentação da equipa e convite à participação nas atividades. Pela noite, realizou-se uma procissão automóvel com a imagem de Nossa Senhora, desde a Aldeia de Santo André, passando pelos lugares de Azinhal e Deixa-O-Resto, terminando numa oração e sessão de abertura, em Brescos.

Procissão e Vigília Missionária
No dia 4, foram destacadas as aparições de Nossa Senhora em Fátima e o centenário que se avizinha, com a projeção de um filme sobre o tema. No dia seguinte, após as visitas à população, fez-se um jantar partilhado com a comunidade e, em jeito de tertúlia, falou-se da importância da fé na vida das famílias. Seguir-se-ia um dia livre de programação, exceto o serão, com a lindíssima procissão de velas que tanto emocionou os habitantes e muitos visitantes que se associaram à iniciativa.
O dia 7 foi preenchido com os preparativos da Vigília Missionária, que, à noite, incluiu oração, reflexão, vídeos e testemunhos dos missionários sobre a génese das missões e a importância da oração como caminho da vida. No dia seguinte, depois da Eucaristia de encerramento, o grupo fez com a comunidade um balanço da sua presença. De seguida, valorizando as tradições locais, os missionários participaram nos “banhos de São Romão”, uma homenagem aos antepassados que recria um dia na praia dos tempos passados, em que homens e mulheres iam vestidos até aos joelhos.
O último dia serviu para as despedidas, com o regresso da imagem de Nossa Senhora de Fátima à igreja paroquial, a celebração da Eucaristia e os testemunhos da população e dos missionários sobre a experiência comum nesta semana. Em resumo, todos partilharam a convicção de uma missão cumprida.
Joaquim Santos, In “Jornal Presente Leiria-Fátima”

2 - “Dar sem esperar nada em troca”
 O Secretariado das Missões da Diocese de Setúbal organizou um tempo de férias missionárias. Na primeira semana de Agosto, de 2 a 7, um grupo de jovens da paróquia de Quinta do Anjo saiu da sua terra e foi em missão para Vila Nova de Santo André. Com o objetivo de dar àqueles que mais precisam, o pequeno grupo, constituído por cinco jovens e dois adultos, visitou o centro de dia da cidade e passou alguns dias com as jovens do lar O Farol.



Orientados pelo seu pároco, Padre Carlos Filipe e com a preciosa ajuda do pároco de Santo André, Padre Abílio, estes jovens dinamizaram diversas atividades manuais e canções com os idosos do centro de dia, procurando, assim, dar-lhes alegria durante a semana. Durante as tardes, procuraram conhecer melhor as utentes d' O Farol, numa interação saudável entre jovens. Com elas, foram à praia e visitaram o Badoca Park.
Para além da alegria de conhecer pessoas novas, estes jovens voltaram para casa mais crescidos na fé, devido à partilha com outras pessoas, que vivem outras realidades. Numa semana com muito trabalho, mas também tempo de lazer e reflexão, o grupo espera ter levado alegria por onde passou, com a graça de Deus, sabendo que o seu objetivo - dar sem esperar nada em troca - é algo que deve ser trabalhado continuamente.

Grupo de jovens da paróquia de Quinta do Anjo


(Recolha do CDM/Beja)

Sem comentários:

Enviar um comentário