terça-feira, 7 de julho de 2015

A Alegria de ser missionário

Acabaram-se as aulas, as actividades paroquiais e pastorais entraram numa fase menos intensa. O tempo de férias e de descanso é muitas vezes, usado pelos grupos e movimentos para programas de reflexão, para visitas culturais e de âmbito religioso, para peregrinações, ou outras actividades que, noutras épocas do ano, não é possível realizar.
Muitas paróquias e grupos, de modo particular, grupos de jovens, ligados a congregações ou mesmo paroquiais, gastam parte do tempo de férias em projectos de voluntariado ou em experiências missionárias.
A nossa Diocese de Beja, todos os anos, nos mais diversos lugares, recebe vários grupos de cariz missionário e usufrui da sua presença e testemunho alegre.
Desta vez, vou apresentar 3 desses grupos: JMV, Férias Comunitárias da Paróquia de Nª Sª da Conceição de Olivais-Sul, Lisboa e Grupo Ondjoyetu – Leiria-Fátima. Em próximas ocasiões serão apresentados outros grupos.

1 - A Juventude Mariana Vicentina (JMV)



A Juventude Mariana Vicentina é um movimento juvenil que tem por objetivo acompanhar os jovens cristãos no crescimento da sua fé, até à maturidade cristã. Também o leva a viver comunitariamente a fé inspiradora nos testemunhos de Maria e Vicente de Paulo. O nome oficial da Associação em Portugal é: Juventude Mariana Vicentina (J.M.V.). A sua insígnia ou divisa é a Medalha Milagrosa.
A JMV é a mesma Associação dos Filhos e Filhas de Maria, que teve origem nas aparições da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré em 1830. Foi aprovada por Pio IX em 1847 e posteriormente confirmada por outras disposições da Santa Sé.
A JMV é um movimento de leigos, composto e orientado por leigos. JMV é um modo ser cristão hoje, na Igreja rejuvenescida e enriquecida pela diversidade dos carismas que o Espírito Santo vai suscitando através dos tempos. 
A JMV conta com o apoio dos Padres da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) e das Irmãs Filhas da Caridade.
A paróquia de Entradas, concelho de Castro Verde, de 18 a 26 de Julho, acolherá um grupo de Jovens da JMV, vindos do norte, centro e sul do país, que será acompanhado pelo P. Bruno, vicentino e pela Irmã Isabel, Filha da Caridade. A programação feita em consonância com o Pároco local, P. Paulo do Carmo e com a Comunidade de Entradas, consta de actividades de rua com as crianças (Largo da Igreja), de uma caminhada dos Sacramentos (Capela da Nossa Senhora da Esperança), de uma serenata a Maria (Largo da Igreja), da celebração da Luz (Largo da Igreja), e de noite Cultural (Largo da Igreja), bem como momentos de oração e celebração da Eucaristia. Do programa constam também a visita porta a porta, o encontro nas casas e locais públicos (cafés, centro de dia e Lar e outros). Esta actividade tem como ponto alto a Festa de S. Tiago, padroeiro da paróquia e vila centenária de Entradas.

2 – Grupo de Jovens da Paróquia de Olivais-Sul – Lisboa



As Férias Comunitárias são uma atividade organizada pelos jovens da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul desde os anos 80. Em Agosto, aproveitando as férias escolares, o grupo de jovens da paróquia parte para as aldeias do concelho de Mértola, uma das zonas mais desertificadas e mais pobres do país, onde se nota uma grande carência de bens e de afectos. É em pleno Alentejo que o grupo permanece durante cerca de dez dias no serviço à comunidade. É um tempo para deixar as coisas do dia-a-dia, sem as quais os jovens pensam não conseguir viver. É partir em espírito de serviço, entrega e partilha. É uma oportunidade para, longe das rotinas habituais, se tentar viver um pouco mais ao jeito de Jesus Cristo. As Férias Comunitárias são antes de mais uma atividade missionária, o principal objectivo é anunciar Cristo e o Evangelho, em palavras e gestos. Assim, todos os dias o grupo organiza uma oração comunitária ou celebração da palavra na capela da aldeia para dar às pessoas a experiência de rezar em conjunto. Quando é possível celebrar a Eucaristia os jovens animam a celebração com cânticos.
Este ano, de 1 a 12 de Agosto, em princípio, serão as localidades de Algodôr e Penedos, em Mértola, a acolher uma vez mais, este grupo de gente nova que quer testemunhar a sua alegria de viver e o seu amor a Jesus Cristo e à Igreja.

3 – Grupo Ondjoyetu - Missão no Alentejo 2015




Desde o ano 2002, o Grupo Ondjoyetu tem realizado missões de curta duração por terras do Alentejo nos primeiros dias do mês de Agosto de cada ano.
Dando seguimento a esta iniciativa, neste ano, a missão decorrerá de 01 a 09 de Agosto nas proximidades da cidade de Sto André, mais precisamente na povoação de Brescos, junto à conhecida Lagoa de Santo André. 
Os encontros de preparação para a Missão Alentejo 2015 continuam no sentido de se construir um espírito de grupo e se poder preparar cada momento que vamos viver por lá. A preparação está a ser feita em diálogo com o pároco daquela área, P. Abílio Raposo, a fim de que o trabalho possa ser enquadrado na pastoral local e ter depois continuidade.
Na próxima segunda-feira, dia 13, às 19:15h, na Sé, em Leiria,será feito o envio missionário da Equipa que irá assegurar a missão no Alentejo. Este envio surge integrado na celebração do Aniversário da dedicação da Catedral e das instituições de Leitor e Acólito de três seminaristas maiores. A celebração será presidida pelo nosso Bispo D. António Marto que fará o rito de envio do grupo missionário Ondjoyetu, constituído por 7 elementos, incluindo o padre David Nogueira Ferreira, que irá desenvolver atividade caritativa e apostólica no Alentejo, na Paróquia de Santo André, da diocese de Beja, de 1 a 9 de Agosto próximo.

P. Agostinho Sousa

CDM/Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário