sábado, 25 de abril de 2015

Domingo do Bom Pastor
Celebramos o Domingo do Bom Pastor. Cristo é o nosso Bom Pastor. No Livro Sagrado a figura do Pastor aparece frequentemente.
Jesus conta-nos a história do pastor que deixa as noventa e nove ovelhas e vai procurar uma que se perdeu.


                       
   Lc 15, 4 – “Quem de vós que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não se põe à procura dela até que a encontre?”
                         Lc 15, 5 – “E encontrando-a, põe-na aos ombros, cheio de júbilo”;
                       Lc 15, 6 – “Ao chegar a casa, chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha que estava perdida”.
É assim que Deus faz connosco. Ele procura sempre os que estão sem rumo, os que andam à beira do precipício. Quando os encontra, alegra-se, pois não deseja perder nenhuma das suas ovelhas.
Hoje, Jesus diz-nos que ELE é o Bom Pastor, e dá a vida pelas suas ovelhas.
                      Jo 10, 11 – “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.
                     Jo 10, 14 – “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”.
Sendo ELE o nosso pastor, devemos escutar a sua voz e segui-Lo. Estaremos seguros nos seus braços.
                     Is 40, 11 – “Como o pastor ele apascentará o seu rebanho; nos seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente”.
Sendo ELE o nosso pastor, não necessitamos de mais nada.
                    Sl 23, 1 – “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”.
Quando te encontro descanso” é um cântico que exprime toda esta certeza e esta confiança.
Sê, Senhor, o meu, o nosso  Pastor! Não importa como estamos a viver, se estamos feridos, se na nossa vida há pontos negros ou estamos desanimados, ELE é poderoso e forte para restaurar a tua, a nossa vida com plenitude. Ele veio para trazer vida, para dar a vida em abundância.

Características do Bom Pastor

1. Ele chama as suas ovelhas pelo nome. "O porteiro abre-lhes a porta, as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora” 
(João 10, 3).

2. Ele vai adiante delas. "Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas seguem-no, porque lhe conhecem a voz;" 
(João 10, 4).

3. Ele oferece uma vida abundante. "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10,10).

4. Ele dá a sua vida pelas suas ovelhas. "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas"(João 10, 11).

5. Ninguém pode tirar as suas ovelhas das suas mãos. "Dou-lhes a vida eterna, e elas jamais hão-de perecer; ninguém as arrebatará da minha mão" (João 10, 28).
P. Agostinho Sousa, CM




 ORAÇÃO
Concede-nos, Senhor, Belo e Bom Pastor,
 que nunca nos tresmalhemos do teu imenso amor,
e que saibamos sempre levar o tom e o sabor da tua voz
que chama e ama a cada irmão perdido em casa
ou numa estrada de lama.

Senhor Jesus Cristo,
Único Senhor da minha vida,
Bom Pastor dos meus passos inseguros
E do silêncio inquieto do meu coração,
Cheio de sonhos, anseios, dúvidas, inquietações.
Senhor Jesus,
Faz ressoar em mim a tua voz de paz e de ternura.
Eu sei que pronuncias o meu nome com doçura,
E me envias ao encontro daquele meu irmão que Te procura.
Fico contigo sentado junto ao poço.
Alumia o meu pobre coração.
Vejo que, de toda a parte, chega gente de cântaro na mão.
Dispõe de mim, Senhor,
Nesta hora de Nova Evangelização.
Que eu saiba, Senhor,
Interpretar bem a tua melodia.
Que eu saiba, Senhor,
Dizer sempre SIM como Maria.

António Couto,
Bispo de Lamego


Sem comentários:

Enviar um comentário