quarta-feira, 9 de abril de 2014

Rejuvenescer na alegria da fé



1. Refazer a vida e o itinerário
Durante a Quaresma deste ano nas minhas notas semanais tenho estado a fazer uma leitura orante da mensagem e da vida de Jesus, a partir dos textos que a Igreja propõe para os domingos, fazendo alguma aplicação ao nosso tempo e cultura.

Aproxima-se o final da Quaresma e entramos na Semana Santa, a Semana Maior dos cristãos, na qual celebramos os acontecimentoss centrais e finais da vida de Jesus, a sua entrada triunfante em Jerusalém, a última ceia com os discípulos, carregada de ensinamentos e gestos, a prisão de Jesus, o seu julgamento sumário e condenação à morte de cruz, a que se segue a experiência inaudita da ressurreição, em que as mulheres e os apóstolos são envolvidos.

A partir destes acontecimentos os discípulos têm de refazer a sua vida, mudar o seu modo de pensar e começar um novo itinerário de missão. Desde há alguns anos que a Igreja coloca no Domingo de Ramos a jornada mundial de juventude, que, de três em três anos, se celebra num país diferente com a presença do Papa.


Em 2011 foi em Madrid com o Papa emérito Bento XVI e no ano passado foi no Rio de Janeiro com o Papa Francisco, que convocou a próxima jornada com a sua presença para Cracóvia, na Polónia, em 2016, começando a preparação já este ano a nível das dioceses. O tema é a partir das bem-aventuranças, proclamadas e vividas por Jesus Cristo e que são a carta magna dos princípios fundamentais dos seus discípulos. Para este ano o Papa propõe aos jovens a primeira bem-aventurança: felizes os pobres em espírito, porque é deles o Reino dos Céus (Mt 5, 3).

Que todos queremos ser felizes e procuramos a felicidade e os jovens são particularmente sensíveis a isso, é um facto incontestável. Mas em que consiste a felicidade ou o que dá alegria, satisfação e prazer aos jovens de modo duradoiro e consistente? As coisas, os amigos, o possuir e ter à disposição aquilo de que se gosta dá alegria, mas pode ser passageira, pois a relação de posse escapa à liberdade. Feito para amar, o coração da pessoa só nessa relação encontra a realização feliz da sua vida. 

Continuar a ler - AQUI  - 

Sem comentários:

Enviar um comentário