segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Revitalização da Missão – Ermidas – Sado



A comunidade de Porto Covo despediu-se da imagem de Nossa Senhora das Missões entregando-a à paróquia de Ermidas-Sado. Após a Eucaristia dominical e em tarde de intenso temporal, em cortejo automóvel, muitos foram aqueles que quiseram acompanhar a Virgem peregrina à “sua nova casa”. A Junta de Freguesia de Porto Covo, em gesto de serviço e disponibilidade, num “Mariamóvel”, envidraçado, transportou o andor com a Imagem. Enquanto o vento soprava com alguma intensidade, a Mãe, serena e calma, atravessava terras e montes. A viagem foi calma e serena até à igreja de Ermidas-Sado. Fez lembrar a cena do Evangelho “até o vento e o mar lhe obedeceram”.

Enviados em Missão



Após a entrega e acolhimento da Imagem de Nossa Senhora, foi celebrada a Eucaristia de Envio. A liturgia da palavra vinha a condizer com o que está a acontecer nas paróquias de Ermidas-Sado e de Alvalade, confiadas ao P. Francisco Sales Teixeira. Ser sal, ser luz, fazer brilhar a luz na vida de comunhão e no amor fraterno, anunciar Cristo crucificado, é a missão do cristão.
Após a profissão de fé, ao grupo de animadores, donos das casas e visitadores foi imposta a cruz como símbolo e sinal de envio. Apesar da intempérie, contra mares e marés, a Igreja estava cheia. Todos se deixaram tocar pelo apelo de Jesus e se mostraram disponíveis para “revitalizar a Missão”.


Assembleias e encontros
Ermidas-Sado viveu a última experiência missionária há cerca de dez anos. “Revitalizar a Missão” é dar novo impulso, nova dinâmica à comunidade. Durante uma semana, uma equipa composta pelo P. Agostinho, pela Isabel Valente, de Minas de S. Domingos, pela Arlete, de Lisboa e pela Nádia, jovem de Tomar, vão dedicar-se, por inteiro, a estas gentes que, em dois dias diferentes, vão reflectir, em Assembleias, os temas “Onde está o teu coração” e “Cristãos para a nossa sociedade”.
Os idosos (lar e centro de dia e domicílio), as crianças (escolas e catequese), bem como as famílias, têm encontros marcados e celebrações a viver. De destaca-se o dia do doente, celebrado numa instituição da 3ª Idade, onde a Imagem peregrina, vai estar presente.
As famílias, para além da celebração a si dedicada terão um Encontro de Formação, na vizinha paróquia de Alvalade, no dia 22 de Fevereiro, onde será tratado pelo P. Manuel Nóbrega o tema: “Família e Evangelização”.
Que, para a comunidade de Ermidas-Sado, este tempo favorável da Missão, com a presença materna de Maria, seja momento de fortalecimento da fé e de compromisso missionário!

P. Agostinho Sousa, CDM/Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário