sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A Missão chega a todos



Visita aos doentes
A Missão, na paróquia de Sines, está a correr muitíssimo bem. Que bem que faz a tanta gente e como é uma oportunidade extraordinária para o encontro com Cristo, para fazer crescer no amor a Jesus, às famílias, às crianças e aos idosos.
Visitamos os lares da Santa Casa, as escolas, os doentes, os grupos da catequese e as comunidades que se reúnem para as catequeses próprias da Missão... É imensa a generosidade de todos, até mesmo daqueles que menos esperamos como as pessoas dos cafés, dos restaurantes ou aqueles com quem nos cruzamos, pelas muitas ruas da cidade.
Na Missão, uma das preocupações é a visita aos doentes, aos que estão sós, aos que sofrem. A visita aos doentes  é uma das 14 obras de misericórdia. Embora conhecidas são tão esquecidas porque pouco ensinadas. Visitámos já mais de 30 doentes em domicílio, apresentados pelo grupo de Visitadoras existentes na paróquia. Também já visitámos muitos dos acamados da Santa Casa, indicados pelas técnicas e pelas voluntárias que colaboram com aquela Instituição. Os responsáveis da Santa Casa têm sido óptimos connosco e sempre disponíveis. Sem eles a nossa missão tornar-se-ia mais complicada e difícil.

Deixo 2 exemplos dos muitos que visitámos e que sofrem de solidão e aos quais levámos a presença de Cristo e da Igreja. Visitámos a D. Rute, com cerca de 40 anos, mãe de quatro filhos. Não sendo católica, mas cristã, encontra-se acamada há quase 20 anos. Impressionou-nos a sua experiência íntima e profunda de Deus. Lê a sua vida e a sua condição com olhos da fé e a todos nos tocou profundamente. Que beleza e gratidão, que serenidade e alegria! Saímos todos cheios da abundância que ela tinha no coração.
Visitámos também a D. Carolina de 94 anos de idade que se encontra numa cama articulada e moderna devido ao trabalho e à persistência e das visitadoras que tudo fizeram para a adquirir. A D. Carolina é acompanhada pela mulher do seu neto. Não é baptizada, mas manifestou o desejo de o ser depois da irmã Celina falar das maravilhas do Baptismo. Com todos rezámos e por todos rezámos. Recebemos muito.
Não podemos deixar de relembrar o grupo de visitadoras que durante todo o ano os visitam, sendo a extensão da caridade de Jesus e do Pároco. Muitas vezes, também elas têm vidas sacrificadas e sofridas com questões de saúde, suas ou dos filhos. Como merecem a nossa oração e o nosso respeito reverencial!“Tudo o que fizeste a um dos meus irmãos mais pequeninos foi a Mim que o fizeste”, diz Jesus. É admirável ver como estas visitadoras têm posto em prática esta palavra e assim a Missão chega a todos!  

Comunidades familiares
A fé é uma adesão pessoal, é um “sim” pessoal que nasce do encontro com Jesus, mas este “sim” diz-se também em comunidade, em Igreja. A experiência da fé é pessoal e comunitária. Jesus escolheu doze para andarem com ele e sobre Pedro constituiu a Igreja de que os Actos dos Apóstolos dão testemunho bem como as cartas de São Paulo dirigidas a comunidade concretas. Ora, nesta semana, todos os dias, pelas 21h00, reuniram-se 12 comunidades em casa de alguém que decidiu abrir a porta de sua casa para receber aqueles que desejassem escutar e partilhar a palavra de Deus para uma descoberta da pessoa de Jesus Cristo, de Maria não só como Mãe de Deus mas como modelo do discípulo e figura da Igreja. A Igreja enquanto constituída por todos os baptizados e concretizada em formas concretas como é sejam a família como Igreja doméstica ou comunidade paroquial, onde dos cristãos se reúnem para escutar a Palavra de Deus e alimentar-se do Pão da Vida. Importa ter presente que toda a dinâmica da missão nos seus aspectos principais se deve aos leigos que fazem parte destas comunidades familiares. Quer dizer, a missão é feita por eles, são eles ao mesmo tempo os que são objecto da missão e os missionários, mesmo que sob orientação da equipa missionária. E esta dinâmica está justamente de acordo com o espírito do Concílio Vaticano II que ao referir-se aos leigos naLumen Gentium, refere a sua vocação e missão apelando à sua corresponsabilidade na tarefa missionária da Igreja e a serem testemunhas de Jesus Cristo no meio deste mundo de acordo com a sua vocação.



Comunidade de Comunidades
Estas 12 comunidades familiares orientadas por um animador foram percorrendo um caminho de descoberta de Jesus Cristo e da Igreja e que teve neste Domingo a sua apresentação oficial e pública. Todas estas comunidades familiares se reuniram para celebrar a Eucaristia inseridas na comunidade mais alargada que é a Comunidade paroquial. Mediante um cartaz com o nome da comunidade e um símbolo partilharam com os outros membros da Comunidade paroquial a sua descoberta de Cristo que estas catequeses familiares lhes proporcionaram e que é mais ou menos traduzido nos nomes que adoptaram. A igreja matriz encontrava-se cheia e a alegria era uma nota dominante. E todas se comprometeram a continuar com esta partilha ao longo deste ano pastoral e dos anos. 
No fim do testemunho, e em jeito de conclusão e de compromisso, foi apresentado um pequeno texto, formado a partir dos nomes das mesmas assembleias: “O povo de Sines foi chamado pelo BOM PASTOR a DESPERTAR para a Missão. CAMINHANDO COM MARIA, homens e mulheres, de todas as idades, VIGILANTES e UNIDOS NA FÉ foram iluminados pelo FAROL DA BOA NOVA, para fazer das suas vidas caminhos semeados de PEGADAS DE LUZ. Unidos a CRISTO JOVEM, a VIDEIRA verdadeira, como as OBREIRAS, querem ser PEDRAS VIVAS da Igreja, em VIDA PARTILHADA.
Entretanto, a Missão continua, pois a cidade é grande. Há muitos lugares a visitar e encontros a provocar! A Missão está na rua!




Luís Marques

(Equipa Missionária)

Sem comentários:

Enviar um comentário