segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vale de Água: Uma paróquia renovada pela Missão



Vale de Água faz quinze anos de paróquia, idade de sonhar um futuro, de fazer opções e compromissos. Viveu o tempo forte de Missão na primeira quinzena de Maio. Sob o olhar atento e materno de Maria e com a força do Espírito Santo, a primeira semana foi intensamente vivida pelas comunidades e nas visitas a doentes e a pessoas em situações difíceis. O ambiente e intensidade da celebração da comunidade de comunidades, os testemunhos e a partilha deram para perceber que algo de novo estava a acontecer.
Os dias 12 e 13 foram momentos marianos, singulares, expressivos e únicos. Se em Vale de Água, os dez quadros mobilizaram a vizinhança e deram um tom de festa e de beleza às ruas, a que se juntou o silêncio, a oração e a reflexão, em Vale das Éguas (no dizer dos mais velhos, a única procissão de que se lembram!), superou todas as expectativas.


Dia a dia, as celebrações temáticas tiveram a participação activa das comunidades, sendo de realçar os temas da Palavra e da Família. No primeiro, a presença de Cursistas, do P. Aparício e do Vigário Geral, P. Domingos, que presidiu, deu uma visão mais abrangente da missão; no segundo, as várias gerações estavam presentes e sete casais renovaram os seus votos matrimoniais.


Sem comentários:

Enviar um comentário