segunda-feira, 27 de maio de 2013

Portugal: Cultura de missão está em desenvolvimento




O director nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) diz que Portugal está a dar passos “significativos” no desenvolvimento de uma cultura de missão.
Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, o padre António Manuel Lopes destaca sobretudo a adesão das pessoas ao “voluntariado missionário”, e a aposta das dioceses em projectos de “infância missionária”.
No que diz respeito ao primeiro parâmetro, “em 2012 o voluntariado missionário subiu 42 por cento” e este ano, apesar de ainda não existirem números exactos, a tendência positiva deverá “manter-se ou subir ainda mais”, realça o sacerdote.
Quanto à sensibilização e educação dos mais novos, ela já é uma realidade “em muitas dioceses” e “outras estão a caminhar para isso”.


“Uma componente essencial da Igreja”
De acordo com o director nacional das OMP, estes aspectos demonstram que “há uma grande motivação” para a missão e, ao mesmo tempo, transmitem à sociedade que o anúncio do Evangelho, a caridade, o apoio ao desenvolvimento dos mais carenciados, “não são coisas à parte” mas sim “uma componente essencial da Igreja”.
 O padre António Manuel Lopes participou entre 13 e 18 de Maio na Assembleia Geral anual das Obras Missionárias Pontifícias, iniciativa que incluiu um primeiro encontro com o Papa Francisco.
Durante essa audiência, cerca de 100 responsáveis de todo o mundo foram desafiados pelo Papa argentino a serem missionários da “alegria”.
“O Papa lembrou que somos os braços dele, a presença dele nas Igrejas locais e pediu uma atenção redobrada às Igrejas jovens, de missão, para que sejamos portadores da ternura e do amor de Deus, sobretudo numa altura em que o mundo atravessa uma crise económica e de fé”, recorda o sacerdote português.
Lisboa, 21Maio 2013 - Ecclesia
JCP
Media: Papa lança nova aplicação informática «Missio»
O Papa Francisco lançou a “Missio”, uma aplicação informática onde se divulgam as notícias agência Fides, do Vaticano.
A "Missio" foi criada pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP) com o objectivo de disponibilizar informação nos telefones móveis relacionada com a actividade missionária da Igreja Católica em todo o mundo.

O serviço foi inaugurado durante a audiência do Papa com os directores nacionais das OMP, na última semana, no momento em que Francisco clicou na palavra “Evangelizantur”, que em latim significa “Sejam evangelizados”.
A aplicação "Missio" foi desenvolvida pelo padre Andrew Small, director das OMP nos Estados Unidos e divulga notícias da Igreja no mundo através do serviço, em oito línguas, da Agência Fides e fotos, vídeos e homilias do Papa.
“Santo Padre, queremos colocar o Evangelho no bolso de todos os jovens do mundo”, disse o padre Andrew Small ao Papa no momento do lançamento da aplicação, no Vaticano.
A "Missio" pode ser descarregada gratuitamente no iTunes, App Store e no Google Play e está disponível também em português.

Cidade do Vaticano, 20Maio2013 - Ecclesia
D.R

Sem comentários:

Enviar um comentário