quarta-feira, 22 de maio de 2013

10º ENCONTRO DE ANIMADORES DA COMUNIDADE – VALE DE ÁGUA




O sábado, dezoito de Maio, amanheceu cedo e mais de quatro dezenas de pessoas rumaram até Vale de Água-Santiago do Cacém, para participarem no Encontro de Formação cujo tema era “Nova Evangelização e Igreja hoje”, orientado pelo P. Tony Neves, provincial dos Padres Espiritanos.
Foi uma manhã importantíssima pela pertinência do tema, pela profundidade, pela forma “leve” e mesmo “graciosa” como foi apresentado. Não menos importante pelo testemunho da pessoa do formador.

Não faltaram os testemunhos, também em forma de vídeo, de exemplos concretos de evangelização em África e a Evangelização dos jovens e para os jovens, na actualidade para a qual foi apresentado o hino da JMJ de 2013 no Rio de Janeiro no próximo mês de Julho.
De realçar os vídeos ilustrativos sobre a partilha, sobre a necessidade de nos unirmos para levarmos para a frente os nossos objectivos, como por exemplo fazem as formigas, porque isolados somos destruídos.
O primeiro apelo foi para que nos sentíssemos todos co-responsáveis, fizéssemos tudo juntos, porque juntos temos mais capacidade para sermos família, para termos uma responsabilidade colectiva. Também a Igreja é de todos, mas é de cada um.
Cada um tem de se sentir responsável pela Igreja universal assumindo as suas responsabilidades, isto é, agindo localmente nas suas comunidades.

O protagonista da Missão
O P. Tony apresentou-nos os protagonistas da Missão segundo as perspectivas missionárias apresentadas na Bíblia: O Espírito Santo, os Evangelhos, os ensinamentos da Igreja sobretudo através das Encíclicas dos Papas e das Cartas Apostólicas dos Bispos.
Para falar de missão é indispensável falar do Espírito Santo: Foi o Ele que anunciou a Maria, através do Anjo Gabriel, que fora escolhida para ser a mãe do Salvador; Foi o mesmo Espírito que inspirou Santa Isabel, quando sua prima a foi visitar, e da qual saiu o Magnificat; Foi o Espírito Santo que no Pentecostes desceu sobre os Apóstolos, lhes deu a capacidade de falar outras línguas e ainda os “empurrou” para o início do anúncio da Boa Nova e é, ainda, o Espírito Santo que continua a agir inspirando fundadores dos vários Carismas e Obras da Igreja.
Na encíclica Missão do Redentor, João Paulo II afirma que o areópago dos tempos modernos são as comunicações sociais: é através dos meios técnicos ao nosso alcance que podemos chamar a atenção para os problemas da actualidade como por exemplo, a protecção da natureza, as relações internacionais, a exploração dos mais vulneráveis como as mulheres, as crianças ou os idosos.
Na Exortação Apostólica Pós Sinodal (Setembro-2010) Bento XVI chama a atenção para a necessidade de sermos coerentes com a Palavra. Como Deus diz, faz. Assim também nós temos de ser coerentes na vida, com o que anunciamos. A palavra de Deus compromete-nos, desinstala-nos, temos de estar prontos a denunciar as injustiças e isto vai contra a lógica do mundo.

Desafios da Nova Evangelização
Se antigamente o sino das igrejas marcava o ritmo das pessoas, hoje isso não acontece de modo algum. Actualmente existem muitas outras realidades a marcar o ritmo das pessoas.
Através da Carta Pastoral “Para Um Rosto Missionário Da Igreja em Portugal” os Bispos pedem a lógica do Bom Pastor da parábola do Evangelho. Não um pastor que leva o rebanho para “pastagens verdejantes” para que fiquem mais gordas para serem comidas, mas Aquele que conhece as suas ovelhas e elas conhecem-No. As “pastagens verdejantes” para nós são a Palavra de Deus, a Eucaristia, a oração, as obras de misericórdia… Isto para sermos mais capazes, mais felizes. «Deus não chama os mais capazes, mas capacita aqueles que chama»

A história da sopa dos 365 dias mostrou como somos todos diferentes. Por isso, temos de aproveitar o que de bom existe em cada um porque todos são filhos do mesmo Deus.
O encontro terminou com as palavras do senhor Bispo D. António Vitalino que lembrou outras visitas pastorais a esta mesma paróquia uma das quais no encerramento de uma Missão Popular da qual ficaram sete Assembleias Familiares. Partilhou também as suas preocupações em relação à falta de sacerdotes na diocese. Temos já entre nós sacerdotes missionários de outros continentes, outrora evangelizados por missionários portugueses. Apelou aos leigos para que se tornem eles mesmos missionários, animadores de comunidades e dinamizadores da Evangelização nas suas paróquias.
Marieta Costa,
S. Domingos


Sem comentários:

Enviar um comentário